top of page

O Que Significa 'Graça'?

Grace

A palavra graça tem uma variedade de significados na Escritura. São eles:


1. Graça como um atributo de Deus tem o significado fundamental de agradabilidade, atratividade, e graciosidade. Deus é a perfeição de toda a beleza, atratividade e graciosidade, pois Ele é a implicação de toda a perfeição infinita da divindade no sentido ético. Deus é perfeitamente amável e belo.


2. Graça na Escritura indica a atitude de benevolência ou simpatia, a graciosa disposição de Deus para com a criatura. Este é sem dúvida o sentido da frase, "para achar graça aos olhos do Senhor" (v. Gn 6: 8; 19:19).


3. Em conexão com a definição anterior, a palavra graça tem o sentido de favor imerecido ou favor perdido. Neste caso, a atitude favorável de Deus é acentuada e reforçada pela condição dos indivíduos que receberam a graça de Deus. A palavra de Deus usa o termo graça em oposição à obrigação e, portanto, sendo contrário à obras.


4. A palavra graça é frequentemente usada na Escritura para designar o poder de Deus pelo qual o pecador é realmente salvo e liberto da escravidão do pecado e da corrupção, pelo qual ele é regenerado e santificado, e assim, torna-se agradável aos olhos de Deus. Ele também inclui todas as bênçãos espirituais e virtudes que são derramadas sobre os objetos do favor de Deus.

5. Graça é usado no sentido de agradecimento, como lemos no original de 1 Coríntios 15:57: "Graças a Deus, que nos dá a vitória." O sentido mais provável é que a graça é atribuída a Deus por aqueles que são os objetos e destinatários do poder da graça de Deus, a fim de que Ele possa receber louvor e adoração como o único Deus de toda graça.



—————————————

Tradução de Lidi Cecilio

Original em Hoeksema, Reformed Dogmatics. II, p. 280-281.

Tags:
No tags yet.
bottom of page