top of page

Qual a Sua Cosmovisão?

Alguém pode se perguntar, imediatamente, o que é cosmovisão? James Sire, no seu livro Dando Nome ao Elefante, responde a esta pergunta:


"Cosmovisão é um compromisso, uma orientação fundamental do coração, algo que pode ser expressa em uma história ou em um conjunto de pressuposições (afirmações que podem ser verdadeiras, parcialmente verdadeiras ou totalmente falsas) que sustentamos (de modo consciente ou inconsciente, consistentemente ou não) sobre a estrutura básica da realidade, e que provê os fundamentos em que vivemos, nos movemos e temos nosso ser."


Em sua Enciclopédia de Apologética, Norman Geisler apresenta a seguinte definição:


Modo pelo qual a pessoa vê ou interpreta a realidade. A palavra alemã é weltanschau-ung, que significa um ‘mundo e uma visão da vida’, ou ‘um paradigma’. É a estrutura por meio da qual a pessoa entende os dados da vida. Uma cosmovisão influencia muito a maneira em que a pessoa vê Deus, origens, mal, natureza humana, valores e destino.


Todos temos uma cosmovisão, ainda que, conforme diz Sire, isso seja inconsciente. Esse gráfico* apresenta um caminho para reconhecer algumas das principais cosmovisões partindo do conceito da existência de Deus.



Além deste material, você pode usar também este sumário de cosmovisões abaixo, onde as principais cosmovisões são apresentadas graficamente com uma breve definição:



Você pode fazer o uso desse material de diversas formas — grupos de estudos, discussões, avaliações etc. Além disso, é uma forma de reconhecermos as diferenças e semelhanças entre as diversas cosmovisões, e ajudar os cristãos na apologética e na evangelização.

Soli Deo Gloria

*Agradecemos ao Cameron Blair da Feva Ministries por disponibilizar esse material gratuitamente para tradução e publicação em português.

**Você é livre para copiar, distribuir e transmitir esta obra, desde que o crédito seja atribuído ao seu autor e tradutor — mas não de maneira que sugira que estes concedem qualquer aval a você ou ao seu uso da obra. Você não pode utilizar esta obra para finalidades comerciais, nem alterar seu conteúdo, transforma-lo ou incrementa-lo.

Tags:
No tags yet.
bottom of page