top of page

Compartilhe os Cinco Solas!


Cinco Solas

Hoje, dia 31 de outubro, é o dia em que, tradicionalmente, comemoramos o dia da Reforma. É comum vermos igrejas, editoras e afins, com programações, promoções e várias outras formas de comemorar esta importante data. Contudo, é comum que muitos questionem tudo isto. E de fato existe um motivo sólido para darmos graças a Deus por aquilo que Ele fez lá atrás.


A história da igreja, apesar de desprezada hoje em dia, é muito importante para todo o verdadeiro cristão, pois ela é a história dos atos de Deus. Cristo ensina claramente que "Ele edificaria Sua Igreja" e que as "portas do inferno não prevaleceriam contra ela" (v. Mt 16:18); isso nos ensina que Deus zelou e zela por Sua Igreja através da história, porque Ele a ama e deu a Sua vida por ela (v. Ef 5:25). Por isso, considerar a história é importante. E quando consideramos os atos de Deus na história da Reforma Protestante, é comum nos depararmos com os 5 Solas.


Os 5 Solas - do latim "somente" ou "apenas" - são 5 pontos que foram popularizados durante o período que conhecemos como Reforma Protestante, que teve seu início no séc. XVI. Não é nenhum exagero nós os considerarmos como os pilares da Reforma. Os 5 Solas são:


Sola Scriptura: Somente a Escritura é nossa regra de fé e prática;

Sola Fide: a salvação é pela Fé Somente;

Sola Gratia: a salvação se dá pela Graça Somente;

Solus Christus: Cristo Somente é suficiente para nos salvar;

Soli Deo Gloria: Somente a Deus devemos dar a Glória.


Os Solas são proposições teológicas que surgiram dos escritos dos reformadores e das obras escritas durante a Reforma no continente europeu. Esses 5 pontos enfatizam as diferenças entre a teologia dos reformadores e a teologia romanista, e se estabeleceram como os 5 lemas da Reforma.


Para os reformadores, assim como para o cristão hoje, essa questão é essencial pois trata da verdade. O cristianismo tem tudo a ver com a verdade, uma vez que nosso Deus se revelou como aquele que é a Verdade absoluta (v. Jo 14:6), e instituiu Seu povo, a Igreja, como coluna e fundamento da verdade (v. 1Tm 3:15). Os Solas representam verdades fundamentais da Escritura, que foram resgatadas após o declínio da Igreja na Idade Média.


Joel Beeke sumariza muito bem as verdades que esses Solas representam:


"O primeiro - como vimos, Sola Scriptura - trata da questão fundamental da autoridade. A questão é: qual é a autoridade final sobre todas as áreas da vida e da prática? Os três intermediários - Sola Fide, Sola Gratia e Solus Christus - tratam das questões básicas da salvação e respondem a pergunta: como e porque, e por quem somos salvos? E o último - Soli Deo Gloria - trata da questão da adoração. Os Solas, dessa forma, expressam o violento contraste entre a teologia de Roma e a verdadeira teologia bíblica¹".


É útil compararmos os 5 Solas com os dogmas romanistas:


Somente a Escritura | Escritura e o Magistério

Somente a Fé | Fé e Obras

Somente a Graça | Graça e Méritos

Somente Cristo | Cristo, Maria e a Intercessão dos Santos

Somente a Deus a Glória | Deus, os Santos e a Hierarquia da Igreja


Comparando ambos posicionamentos - Reformado e Romanista - nós podemos ver o contraste entre eles. Esses foram importantes propulsores para a Reforma Protestante - embora muitos outros motivos, incluindo políticos, tiveram influência. Esses são alguns dos motivos pelos quais cristãos protestantes ou reformados, não são mais romanistas.


Os Solas como uma fórmula completa conforme temos hoje, não são encontrados diretamente nos escritos dos reformadores; eles não apresentaram essa lista assim como a temos. Porém, os princípios e verdades expressas por estes cinco somentes eram claramente defendidos pelos reformadores, de tal forma que sintetizam o pensamento reformado.


Estes temas são fundamentais para fé cristã. "Porque somos cristãos?" O entendimento correto destas verdades pode responder adequadamente a esta pergunta. Para entendermos isso, devemos voltar as antigas verdades, reveladas pelo próprio Deus na Escritura, ensinadas pelos apóstolos, e que, após um período de eclipse, foram novamente anunciadas pelos reformadores até chegar a nós.


John Samson sumarizou de forma excelente os 5 Solas:


"Baseado somente na Escritura, afirmamos que a salvação se dá somente por meio da fé, pela graça de Deus somente, por meio de Jesus Cristo somente, e tudo isto, para a Glória de Deus somente²."


Esse é o verdadeiro evangelho. Esse entendimento deve ecoar nas profundezas do nosso coração. E para que essas verdades possam criar raízes no nosso coração, nada melhor do que termos sua clareza bíblica estabelecida. Para isso, eis uma ferramenta que nós da Veritas preparamos para o dia da Reforma:

Tabela Doutrina da Graça

Além desta tabela, sugiro também que faça-se a leitura da Declaração de Cambridge - um documento escrito em 1996 por grandes teólogos e eruditos cristãos reafirmando essas verdades essenciais da palavra de Deus.


Minha oração é que esses distintivos do cristianismo bíblico possam dominar a nossa mente e gravar em nosso coração a verdade revelada por Deus.


Feliz dia da Reforma!



| Notas:

| 1. J. Beeke, Vivendo Para a Glória de Deus, pág. 23.

| 2. J. Samson, The Five Solas - Five Things Together That Stands Alone. Artigo disponível aqui.

Tags:
No tags yet.
bottom of page