top of page

Sobre as Mudanças na Fireland


Aqueles que nos acompanharam nesses 2 anos de existência sabem que passamos por algumas mudanças; mudanças em todas as áreas. Convicções amadureceram e objetivos ficaram mais claros. Nenhuma das mudanças efetuadas no site até agora foi muito significativa, embora eu e minha família tivemos os nossos planos mudados e voltamos ao Brasil. Essa foi uma mudança que não foi fácil para nós, mas que afetou pouco o nosso trabalho online.


Agora, o que ficou conhecido por Fireland Missions, com seus vários artigos e ebooks publicados, passa por uma mudança significativa. Nome e marca foram mudados completamente. Já o objetivo não, embora agora tenha um foco primário diferente. Vou tentar explicar o todo por partes.


Era Uma Vez...


Tudo começou quando eu, minha esposa e mais dois irmãos (que são nossos irmãos em Cristo e que, além de serem irmãos de sangue entre si, se tornaram nossos irmãos de verdade, cf. Pv 18:4, a quem chamamos família) nos mudamos para Dublin, República da Irlanda, para vivermos e servirmos ao Senhor naquela terra. Nosso desejo era começar um projeto missionário na Europa.


Assim que chegamos passamos a estudar a fim de aperfeiçoar a língua nativa, além dos estudos teológicos que continuaram. Enquanto nesse primeiro tempo estávamos envolvidos apenas com estudantes de outras nações que estavam no país para estudar inglês, nós decidimos unir nosso estudo da língua com o estudo teológico, e para sermos mais úteis a igreja de Deus, traduzir material teológico saudável para o português para abençoar aqueles que não compreendem a língua. Assim "matávamos três coelhos com uma cajadada só": estávamos aperfeiçoando o nosso inglês, continuávamos estudando teologia e traduzíamos material para abençoar os irmãos de fala portuguesa. Foi aí que começou a Fireland Missions.


Fireland Missions


No começo do nosso trabalho escolhemos o nome Fireland Missions: uma adaptação do nome do país em inglês, e "missions" - missões em inglês, que representava nosso objetivo. O objetivo do site era, basicamente, informar nossos amigos e demais interessados sobre as coisas que se passavam conosco na Europa (esses eram nossos periódicos mensais que permanecem online no site como artigos) e partilhar nossas traduções e demais materiais.


Com o tempo fomos fazendo conexões com outros sites com o mesmo objetivo, e também contato com outras pessoas interessadas em teologia, missiologia e demais temas importantes para nós. Pela graça de Deus conhecemos o pessoal da Covenant Protestant Reformed Church, igreja que adotamos com muito amor, e fizemos amizade com o Rev. Angus Stewart, que nos forneceu muito material de qualidade para ser traduzido.


Foi a partir desse último contato que conhecemos melhor o material da Reformed Free Publishing Association, que juntamente com o professor Herman Hanko, nos cedeu os direitos para que traduzíssemos nosso primeiro livro de verdade: Retratos de Santos Fiéis, do prof. Hanko. Esse trabalho está disponível gratuitamente como ebook, e, DV, será publicado em português em breve. Esse trabalho nos trouxe (e ainda traz) muita alegria.


Em meio a tudo isto, estávamos fazendo evangelismo com os estudantes internacionais, recebendo-os em casa, fazendo nossos cultos domésticos e estudos, além de estar envolvidos com outros missionários que tinham outros projetos. Um deles, bastante interessante, era um grupo de discussão filosófica em pubs. Tivemos algumas oportunidades de apresentar a cosmovisão cristã e testemunhar do evangelho para pessoas alheias a Cristo. Pela graça de Deus pudemos ver alguns frutos desse trabalho.


Porém, depois de um tempo, devido a inúmeras complicações, tivemos de voltar ao Brasil. Isso foi, incialmente (com uma duração um tanto longa) algo muito difícil para nós. Estávamos trabalhando, servindo ao Senhor; estávamos felizes! Mas o Senhor, em Sua soberania, quis diferente; e a nós, como servos, basta obedecer.


Com a nossa volta ao Brasil pouca coisa mudou em relação ao site, apesar de tudo nos nossos planos ter mudado. Continuamos fazendo as traduções e publicando material enquanto colocávamos nossa vida em ordem e orávamos pedindo ao Senhor que nos ajudasse a dar o próximo passo.


Plantação


Após um tempo de descanso e de organização, decidimos que ficaríamos definitivamente em Joinville, Santa Catarina. O Senhor foi bondoso conosco em toda a transição, achamos emprego, nos arrumamos no nosso novo lar e continuamos a trabalhar nas traduções.


Com o tempo, começamos a conhecer outros irmãos que assim como nós, estavam procurando uma igreja saudável para comunhão. Nossa cidade, como muitas outras, tem uma variedade de aglomerações semanais que se intitulam igreja, embora tenham poucas igrejas verdadeiras e saudáveis. Ajudar no plantio de novas igrejas era algo que já estava a algum tempo no nosso coração, e conforme a providência foi permitindo, fomos caminhando.


Hoje


Atualmente nós estamos caminhando com calma, passo-a-passo, procurando fazer tudo com a maior sabedoria possível. Temos nos reunido todo dia do Senhor para lermos a Escritura, ouvir a exposição da Palavra, orar e estudar as principais doutrinas reformadas por meio das confissões, e mantemos a comunhão com os irmãos, visitando uns aos outros e crescendo juntos. Nossa família tem estado à frente da plantação e temos procurado servir os irmãos com aquilo que o Senhor tem nos dado.


Nós continuamos orando pelos próximos passos que iremos tomar em relação à plantação. Temos ainda muito que crescer e aprender. Nosso desejo é nos estabelecer ordeiramente e poder testemunhar amplamente o evangelho. Consideramos também a importância de nos unirmos a outras igrejas de mesma confissão, e por isso também, temos orado.


Veritas


Todo o material disponível no site da Fireland tem nos ajudado muito na plantação. Alguns irmãos tem aprendido mais da Escritura e da fé reformada por meio do site, e outros que não conhecem a fé tem tido a oportunidade de conhecer. Com uma quantidade razoável de pessoas conhecendo o trabalho disponível no site da Fireland hoje, nós ficamos muito felizes em poder abençoar aqueles que estão caminhando dia-após-dia conosco.


Uma vez que não estamos mais na Irlanda, o nome Fireland ficou um tanto quanto sem sentido. Poderíamos ainda assim manter o "missions", mas cremos que a conotação estava errada. Missões é trabalho da igreja. E nós, embora servindo ao Senhor, não queremos nos apresentar como uma espécie de agência independente ou entidade paraeclesiástica. Não é o que somos. Somos servos de Deus procurando serví-lo na plantação de uma igreja bíblica e saudável na nossa cidade.


Escolhemos então o nome Veritas (do latim, verdade). Esse nome é muito significativo para nós. Nosso Senhor se revelou como aquele que é Ele mesmo "a verdade" (cf. Jo 14:6), e na Sua Palavra, que "é a verdade eterna" (cf. Sl 119:160), Ele chama Sua igreja de "coluna e sustentáculo da verdade" (cf. 1Tm 3:15). É essa verdade que nos libertou (cf. Jo 8:32) e a que anunciamos por meio do nosso trabalho. Daí, o nome.


Assim, hoje, nosso foco primário é servir aos irmãos dessa igreja local que está sendo plantada. Todo o material traduzido tem por objetivo primário, atender as necessidades, dúvidas e demandas que temos aqui. Porém, não pára por aí. Ainda assim, continuaremos disponibilizando todo o material traduzido gratuitamente no site. Nosso objetivo é que este site se torne uma biblioteca de recursos teológicos com uma perspectiva bíblica e reformada. Por isso, agora, seremos Veritas Biblioteca Reformada.


Finalmente


Minha idéia inicial era ser bastante breve. Creio que falhei. Mas espero que eu tenha esclarecido as mudanças e a nossa posição. Com o tempo mais e mais material será disponibilizado no site. Esperamos ser úteis aqueles que, como nós, fazem uso da internet para estudar a Escritura. Nós não manteremos um agenda fixa de postagens como outros blogs e sites costumam ter. Mas é certo que haverão ebooks e artigos, no mínimo, uma vez por mês.


Todos os canais da Fireland serão transformados pouco-a-pouco em Veritas. Nosso desejo é que aqueles que nos seguem possam acompanhar a transição. Será notável uma mudança na página de artigos - agora mais ajustada e organizada - e também na diagramação dos ebooks.


Se alguém desejar cooperar de alguma forma com a Veritas, poderá fazer de várias formas: orando, ajudando financeiramente a manter o site e o equipamento usado, divulgando ou até mesmo ajudando na tradução e preparo de material. Aqueles que desejarem ajudar podem entrar em contato direto conosco.


Que Deus nos ajude a continuar! Que Ele firme nossos joelhos vacilantes! Contamos com as orações dos irmãos que nos acompanham. Que Cristo seja com todos vocês.

Tags:
No tags yet.
bottom of page