top of page

John Paton e as Missões Mundiais


"Louvem-te os povos, ó Deus; louvem-te todos os povos" - Sl 67:3.


John Paton nasceu em uma piedosa família presbiteriana em 1824, em uma pequena vila fora de Glasgow, na Escócia. Ele foi educado com Catecismo Menor e com a Confissão de Fé de Westminster na adoração diária em família e desde pequeno ele possuía um fardo e zelo para pregar o evangelho aos pagãos - assim eles eram chamados naqueles dias - nas Ilhas do Pacífico Sul, na cordilheira de ilhas então chamadas de Novas Hébridas. O zelo de John por esta obra missionária específica não se dissipou à medida que ele crescia. Na verdade, seu fardo continuou a crescer ao longo dos seus anos de adolescência até a vida adulta, quando serviu como ministro no City Mission em Glasgow. Finalmente em 1858, com 34 anos, John e sua esposa Mary Ann Paton, junto com outro missionário, Joseph Copeland, partiram da Escócia para as Novas Hébridas. Mary Ann estava grávida de seu primeiro filho, um mês antes da sua partida. A viagem demorou quatro meses e eles finalmente chegaram ao que hoje é chamado Vanuatu - onde um episódio do reality show Survivor foi filmado alguns anos atrás.


As pessoas de Vanuatu eram animistas, supersticiosas, analfabetas, primitivas como na Idade da Pedra, canibais selvagens. Apenas alguns anos antes, dois missionários haviam posto o pé na ilha e logo foram assassinados e comidos pelas pessoas de lá. Três meses depois da chegada de John e Mary Ann, ela deu à luz ao seu primeiro filho, mas houveram complicações com a gravidez. Mary Ann morreu poucos dias mais tarde, assim como seu filho. Antes de sua morte, Mary Ann disse que de nenhuma maneira se arrependia de ter deixado família, amigos e o conforto da Escócia para vir para as Novas Hébridas, e se tivesse a oportunidade de fazê-lo novamente, ela não hesitaria em assim fazer. Mais tarde, John se casou novamente e teve vários filhos com Margaret Whitecross Paton. Os Patons viveram muitos anos com a ameaça de serem assassinados pela população local e coisas eram constantemente roubadas deles. Eles perderam outras crianças devido à doenças. Mas o evangelho, finalmente, veio com grande poder para o povo das Novas Hébridas, transformando-os em uma comunidade de crentes pacífica, amável, perdoadora e trabalhadora.


Aqui está a minha pergunta - o que sustentou John Paton em seu zelo missionário? Sem dúvida, ele tinha amor pelas pessoas. Ele certamente tinha esse fardo por eles e tinha compaixão de suas almas, sabendo que sem Cristo, eles certamente estavam indo para o inferno. Mesmo sendo a compaixão por aqueles que não conhecem a Deus tão importante quanto é, eu sugiro que ela não vai sustentar um zelo missionário, quer estejamos falando sobre missionários servindo no campo ou sobre os cristãos nas igrejas ocidentais que oram e apoiam vários missionários. Algo mais é necessário, e o Salmo 67 capta esse algo mais. Apenas um zelo que almeja que o Deus vivo e verdadeiro receba o que Lhe é devido, que Ele receba a glória e adoração que só pertencem a Ele, irá sustentar um missionário ou um compromisso com a missão mundial em uma igreja local.


O salmista tem esse fardo. A fundação de seu zelo é a bênção de Arão, no versículo um: "Deus tenha misericórdia de nós e nos abençoe, e faça resplandecer o seu rosto sobre nós" - Nm 6v25. Ele ora pela Shalom de Deus, a plenitude da bênção, sobre o Seu povo. Por quê? O versículo dois nos diz: que o caminho de Deus - Sua obra da criação e providência - seja conhecido na terra, para todas as nações; e que a Sua salvação - o desdobramento do seu pacto da graça que começa com Abraão, mas se expande para todas as nações - chegasse a todos os grandes povos do mundo.


John Piper observou que a maioria dos pastores são culpados de blasfemar contra Deus porque não extraem as profundezas da doutrina de Deus em sua pregação. Nós damos ao nosso povo uma imagem mesquinha da transcendência e imanência de Deus. Tem-se sugerido que Albert Einstein, que viu um tanto da imensidão imensurável da criação, não teve nenhuma utilidade para a religião organizada por que os pastores não estavam dando ao Criador o que Lhe é devido. Piper nos lembra que a luz viaja à velocidade de 5.88 trilhões (5,88 X 1012) milhas por ano, e nossa galáxia tem 100.000 anos-luz de diâmetro, cerca de 588.000 trilhões de quilômetros. Há pelo menos um milhão de galáxias dentro da faixa óptica de nossos telescópios mais poderosos e nossa galáxia tem 200 bilhões (200 X 109) de estrelas. O sol, uma das menores estrelas em nossa galáxia, tem uma temperatura de superfície de 6.000 graus centígrados.


O Deus vivo e verdadeiro é o único digno de adoração, e um zelo por Ele, para que Ele seja adorado por todos os grupos de pessoas do mundo deve ser uma paixão ardente em nossos corações. Quando eu estou em santuários xintoístas no Japão, templos budistas e hindus na Índia, uma mesquita muçulmana em Hartford, um santuário ocidental do secularismo e do materialismo - o Shopping West Farms em West Hartford - então um santo zelo queima dentro do meu coração sabendo que o Deus Trino, o único Deus vivo e verdadeiro não tem recebido o que Lhe é devido. Quando vejo os mórmons, muçulmanos e os testemunhas de Jeová negando a plena divindade de Jesus, o Filho de Deus, tristeza e raiva brotam no meu coração.


Minha compaixão pelos perdidos tem seus altos e baixos. Para ser honesto, às vezes eu não gosto de pessoas que são muito diferentes de mim. Eu não gosto da cultura e dos valores delas. Não estou dizendo que isso é aceitável. Não estou dizendo que isso não é pecado. Estou apenas sendo honesto com você. Então, se estou contando com compaixão para abastecer o meu zelo por evangelismo e missões mundiais, então não vou aguentar por muito tempo; mas quando considero a paixão de Deus, para que Sua glória seja conhecida de forma que todas as nações possam adorá-Lo (cf. Sl 2, 67, 96, 100), então eu mantenho o meu zelo. A verdade que me faz continuar, que me move cada vez que medito, é a visão gloriosa do apóstolo João:


"Digno és de tomar o livro e de romper os seus selos, porque foste morto, e com Teu sangue compraste para Deus homens de toda tribo, língua, povo e nação [...] e era o número deles milhões de milhões, e milhares de milhares dizendo com grande voz: 'Digno é o Cordeiro que foi morto de receber o poder, e riqueza, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e louvor' [...]. E após estas coisas olhei, e eis uma grande multidão, que ninguém podia contar, de todas as nações e todas as tribos, povos e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, vestidos de vestiduras brancas, com palmas nas suas mãos, dizendo: 'Salvação ao nosso Deus que está assentado no trono, e ao cordeiro'" - Ap 5:9,11,12; 7:9-10.


O seu zelo por missões mundiais está diminuindo? Você nunca teve este zelo? Aprofunde sua compreensão de Deus e, em seguida, peça a Ele que lhe dê um desejo ardente de torná-Lo conhecido a todos os povos do mundo.



—————————————

Tradução de Lidi Cecilio

Texto original disponível aqui.

Tags:
No tags yet.
bottom of page