top of page

Eu Os Envio Como Ovelhas no Meio de Lobos


"Eu os estou enviando como ovelhas no meio de lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Tenham cuidado, pois os homens os entregarão aos tribunais e os açoitarão nas sinagogas deles. Por minha causa vocês serão levados à presença de governadores e reis como testemunhas a eles e aos gentios. Mas quando os prenderem, não se preocupem quanto ao que dizer, ou como dizer. Naquela hora lhes será dado o que dizer, pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês.


O irmão entregará à morte o seu irmão, e o pai o seu filho; filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão. Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo. Quando forem perseguidos num lugar, fujam para outro. Eu lhes garanto que vocês não terão percorrido todas as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem.


O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo acima do seu senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família! Portanto, não tenham medo deles. Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido. O que eu lhes digo na escuridão, falem à luz do dia; o que é sussurrado em seus ouvidos, proclamem dos telhados.


Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, tenham medo daquele que pode destruir tanto a alma como o corpo no inferno. Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês. Até os cabelos da cabeça de vocês estão todos contados.Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!" - Mt 10:16-31.


Quando Jesus finalizou a sua grande obra salvadora - entregando sua vida para salvar milhões e milhões de pessoas que acreditariam n'Ele e ressuscitando dos mortos - Ele deu esta ordem aos seus discípulos em Mateus 28 verso 18-20: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que Eu lhes ordenei. E Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".


Esta ordem - vão e façam discípulos de todos os povos do mundo - é tão válido hoje quanto a promessa que suporta isto: "Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Se a promessa é válida hoje, então a ordem é válida também. E a promessa é válida porque é genuína, Jesus disse "até o fim dos tempos". Logo, até Jesus voltar a promessa nos assegura que Ele estará conosco. Esta promessa é a base da ordem, então a ordem se mantém hoje. Jesus está ordenando-nos - ordenando a Igreja¹ - "Vão e façam discípulos de todas as nações".


A Ambição do Apóstolo Paulo: Missões Pioneiras


O apóstolo Paulo é o missionário mais proeminente do Novo Testamento. Ele deu sua vida em obediência a ordem de Jesus. Ele disse em Romanos 15 verso 20,21: "Fiz esta minha ambição, pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido, de forma que não estivesse edificando sobre alicerce de outro. Mas antes, como está escrito:'Hão de vê-Lo aqueles que não tinham ouvido falar d’Ele, e O entenderão aqueles que não O haviam escutado'"².


Esta é a diferença entre um evangelista local e um missionário pioneiro. Paulo disse para Timóteo em 2 Timóteo 4 verso 5: "Faça a obra de um evangelista". Isto significa: Assim como o pastor de uma igreja local em um lugar onde o evangelho já criou raízes, continue ganhando pessoas para Jesus. Eles podem saber sobre o cristianismo e viver perto de vários cristãos lá em Éfeso, mas continue evangelizando-os. Conte-lhes o evangelho. Mostre-lhes amor. Continue tentando ganhá-los. Este é o evangelismo local. E todos nós deveríamos ser parte disto.


Mas isso não é o que queremos dizer com missões pioneiras. Missões pioneiras é o que Paulo fez: "Fiz esta minha ambição, pregar o evangelho onde Cristo ainda não era conhecido, de forma que não estivesse edificando sobre alicerce de outro". Missões pioneiras é adentrar uma cultura para plantar a igreja onde o evangelho não está enraizado. Esta ordem ainda é válida para nós hoje. O trabalho não está pronto. E a palavra de nosso ressurreto rei Jesus é obrigatória para nós hoje, tanto quanto era quando Ele a deu pela primeira vez.


Povos Não Alcançados


Este é o motivo pelo qual falamos dos povos não alcançados. O website mais prestativo que eu conheço para conhecer e pesquisar os povos não alcançados do mundo é o Joshua Project. Ele lista um total de 15.965 grupos de pessoas no mundo. Destes, 6.434 continuam não alcançados, definindo não alcançados como um "grupo de pessoas entre os quais não há comunidade nativa de cristãos confessos com números e recursos suficientes para evangelizar este grupo" - o que significa, em sua definição, menos que 2% de cristãos evangélicos.


Por isto Jesus deu a ordem para nós fazermos discípulos em todos estes grupos e Paulo esboçou aquilo que as missões pioneiras devem ser, tornando-se sua ambição proclamar o evangelho onde a igreja ainda não estava plantada. Hoje a ordem continua - "Façam discípulos de todas as nações" -, a promessa continua - "E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos" - e os suportes são eternos - "Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele" - Jo 3:36.


Quem Irá?


Então a questão é, "Quem irá? Quem proclamará o evangelho de Jesus Cristo onde a igreja ainda não está plantada e florescendo? Eu deveria ir?". Eu me pergunto isto pelo menos uma vez por ano. E eu digo seriamente. Eu estou desejando ir. Eu penso que todos os seguidores de Jesus são compelidos pelos laços de amor e obediência a dizerem: "Estou disposto a seguir Você, para onde quer que me leve". Todos os crentes em Jesus deveriam dizer: "Eis-me aqui, envia-me, se esta for a Sua vontade".


Não é a vontade do Senhor que todos os Seus seguidores sejam missionários pioneiros. Mas alguns Ele chama. Como Ele o faz é algo maravilhoso e misterioso. Ninguém pode explicar como a obra de Deus em sua vida elevou-se a um chamado convincente para missões. Esta é a obra do Espírito Santo, e ela é admirável e insondável aos nossos olhos. Entretanto sabemos, pela Escritura, pela história e pela experiência da igreja, que um dos instrumentos de Deus utilizados para despertar um chamado convincente para missões, é a pregação da Palavra de Deus. E especialmente a pregação de passagens da Escritura que descrevem a ordem, seus sacrifícios e bênçãos. Então é isso que eu quero fazer no tempo que nos resta.


A Vinda do Filho do Homem para Julgar Israel³


Em Mateus 10, verso 16 ao 23, Jesus está falando aos Seus discípulos o quanto custaria para eles serem testemunhas fiéis e fazerem discípulos nos anos vindouros; e quais as bênçãos que eles poderiam contar para sustentá-los. O texto refere-se diretamente aos próximos quarenta anos após Sua partida, porém seu princípio é verdadeiro para o restante da era. Ele disse no verso 23: "Quando forem perseguidos num lugar, fujam para outro. Eu lhes garanto que vocês não terão percorrido todas as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem". Eu não entendo a "vinda do Filho do Homem" deste verso como a segunda vinda de Cristo. Se fosse isto, este texto seria falso.​


Assim como o Novo Testamento fala da vinda do Reino de Deus em diversas etapas e manifestações, isso também auxilia-nos a pensar na vinda do Filho do Homem em diversas etapas e manifestações. Ele veio ao mundo pela primeira vez e morreu; Ele veio como o Cristo ressurreto dos mortos; Ele veio em julgamento na destruição de Jerusalém pelos exércitos romanos em 70 d.C; Ele veio em poder de tempos em tempos nos Grandes avivamentos. E Ele virá corporalmente visível no final dos tempos. Por isso eu entendo que Mateus 10 verso 23 provavelmente refere-se a vinda do julgamento em 70 d.C. "Quando forem perseguidos num lugar, fujam para outro. Eu lhes garanto que vocês não terão percorrido todas as cidades de Israel antes que o Filho do homem venha para julgar Israel" - o que aconteceu de forma decisiva quarenta anos mais tarde.


Uma Testemunha Destemida Diante do Perigo


Entretanto, o fato que estes versos referem-se diretamente a obra de propagar o evangelho as pessoas não alcançadas entre 30 e 70 d.C, não significa que eles são irrelevantes para nós. O que Jesus disse sobre o custo e as bençãos do encargo missionário nestes versos são verdadeiros hoje. E seu ponto principal é claro como o cristal: Sejam testemunhas destemidas diante do perigo. Minha oração, enquanto eu dirijo sua atenção a isso, é que o Espírito Santo use isto para despertar ou confirmar o chamado d’Ele em sua vida.


Seis Custos de Missões Pioneiras


Este texto fala por si mesmo poderosamente. Portanto deixe-me, sem muitos comentários, focar nossa atenção em seis custos e dez bênçãos de estar na linha de frente das missões pioneiras. Estas dificuldades são o tipo de coisa que nós deveríamos esperar hoje, mesmo se na paciência de Deus nós sejamos poupados de algumas delas. Primeiro os custos.


  1. O custo de ser preso pelas autoridades. Versos 16 a 18: "Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Tenham cuidado, pois os homens os entregarão aos tribunais e os açoitarão nas sinagogas deles. Por minha causa vocês serão levados à presença de governadores e reis como testemunhas a eles e aos gentios”​.

  2. O custo da traição familiar. Verso 21: "O irmão entregará à morte o seu irmão, e o pai o seu filho; filhos se rebelarão contra seus pais e os matarão". Este é quase inacreditável: Pais e filhos serão tão hostis a fé cristã que eles desejarão a morte um do outro ao invés de crerem.

  3. O custo de ser odiado por todos. Verso 22: "Todos odiarão vocês por minha causa, mas aquele que perseverar até o fim será salvo". Sejam cuidados para não elevarem o evangelismo amigável ao ponto onde este texto faça o evangelismo impossível. Você será odiado por todos não significa: Você não pode fazer evangelismo.

  4. O custo de ser perseguido e expulso da cidade. Verso 23: "Quando forem perseguidos num lugar, fujam para outro".

  5. O custo de ser caluniado. Verso 25b: "Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!". Jesus morreu em nosso lugar a fim de que escapássemos da ira de Deus, não da ira do homem. Ele foi chamado para sofrer por causa da propiciação, nós somos chamados para sofrer por causa da propagação.

  6. O custo de ser morto. Verso 28: "Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma". Portanto eles podem matar o corpo. E as vezes irão. Nunca eleve segurança em missões ao ponto onde você suponha que se um de nossos missionários for morto, nós cometemos um erro. Jesus disse claramente em Lucas 21 verso 16: "Vocês serão traídos até por seus pais, irmãos, parentes e amigos, e eles entregarão alguns de vocês à morte".


Por dois mil anos, milhares de missionários - pessoas sem nome das quais o mundo não é digno - pagaram este preço e colocaram suas vidas em risco, para alcançarem os perdidos com a única mensagem de salvação no mundo. E a razão pela qual eles foram capazes de fazer isto, é porque as bençãos compensam os custos.


Dez Bênçãos de Missões Pioneiras


Que o Senhor faça essas dez bênçãos que estou prestes a citar, superarem todos os seus medos e dar-lhe uma paixão por conhecê-lo desta maneira.


  1. A benção de ser enviado por Cristo. Verso 16: "Eu os estou enviando como ovelhas entre lobos. Portanto, sejam prudentes como as serpentes e simples como as pombas". "Eu os estou enviando". Isto é algo profundamente gratificante, ser enviado pelo Cristo vivo para a Sua obra.

  2. A benção de receber palavras do Espírito de Deus. Versos 19 e 20: "Mas quando os prenderem, não se preocupem quanto ao que dizer, ou como dizer. Naquela hora lhes será dado o que dizer, pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês". Que coisa maravilhosa é sentir a presença e o poder do Espírito em sua vida, te dando as palavras que você precisa.

  3. A benção de experimentar o cuidado paternal de Deus. Verso 20b: "Pois não serão vocês que estarão falando, mas o Espírito do Pai de vocês falará por intermédio de vocês". Jesus deixou explícito que aquele que cuida de você é seu Pai no céu. Você pode ter que deixar pai e mãe para ser um missionário, mas você sempre terá um Pai que cuida de você.

  4. A benção da salvação no final de tudo. Verso 22b: "Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo". Quando todos os custos forem pagos, nós teremos o grande final da salvação. Seremos ressuscitados dos mortos sem tristeza, dor ou pecado. Nós veremos Cristo, entraremos em Sua alegria e ouviremos Suas palavras, apesar de todas as nossas imperfeições: "Ótimo trabalho!"

  5. A benção de saber que o Filho do Homem está vindo em juízo e misericórdia. Verso 23b: "Eu lhes garanto que vocês não terão percorrido todas as cidades de Israel antes que venha o Filho do homem". Este era um grande incentivo para os discípulos perseguidos. Jesus vem no momento certo, em julgamentos históricos e libertações, e Ele virá no último dia e reivindicará todo o Seu povo.

  6. A benção de pertencer a família de Jesus. Verso 25b: "Se o dono da casa foi chamado Belzebu, quanto mais os membros da sua família!" Qualquer que seja a rejeição que possamos experimentar, Jesus quer ter a certeza que nós sempre estaremos cientes: Está rejeição é um sinal que você é meu. Você faz parte da minha família.

  7. A benção de saber que a verdade triunfará. Verso 26: "Portanto, não tenham medo deles. Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido". Não há nada nada oculto que não será conhecido. Por um tempo neste mundo, as pessoas escarnecerão sua proclamação da verdade. Eles é que vão dizer "o que é a verdade"! Mas saiba disto e apegue-se a esta benção: A verdade será conhecida. Sua proclamação será reivindicada. "Não há nada escondido que não venha a ser revelado, nem oculto que não venha a se tornar conhecido". Conte com isto. Aquilo que é ridicularizado agora será escrito no céu um dia. E um minuto desta reinvidicação diante de todos os seus inimigos, fará cada ato de paciente sofrimento valer a pena.

  8. A benção de ter uma alma imortal. Verso 28a:​ "Não tenham medo dos que matam o corpo, mas não podem matar a alma". A alma dos cristãos é indestrutível. "Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida" - Jo 5:24. Nós já passamos da morte para a vida. Henry Martin, que foi missionário na Pérsia, disse que ele era imortal até que seu trabalho na terra fosse concluído. Verdade. E ele teria também concordado que no sentido mais completo: Você é imortal depois que seu trabalho na terra é concluído. Este é o ponto de Jesus aqui.

  9. A benção de ter um Pai celestial que soberanamente rege os menores detalhes da vida. Verso 29: "Não se vendem dois pardais por uma moedinha? Contudo, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do Pai de vocês". Jesus mencionou a queda de um pardal no chão porque nada parece mais insignificante do que isso. No entanto, Deus Seu Pai, supervisiona e rege isto. Então você pode sempre saber que seu Pai que te ama como seu precioso filho, supervisiona e rege cada detalhe de sua vida.

  10. A benção de ser valorizado por Deus. Verso 31:Portanto, não tenham medo; vocês valem mais do que muitos pardais!” Deus não despreza Seus filhos. Ele valoriza Seus filhos por causa de duas razões: Uma, é que em união com Jesus Cristo toda a perfeição d’Ele é imputada a nós. A outra, é que pelo Espírito nós somos seres transformados de um grau de glória para outro, e Deus ama a obra da santificação de Suas próprias mãos. Ele deleita-se naquilo que nós estamos nos transformando.


O chamado de Deus para Missões Pioneiras


Como Deus chama pessoas para darem suas vidas em missões? Ele faz isso - juntamente com outras influências - por intermédio do misterioso e maravilhoso despertar de um temeroso e conquistador desejo para a obra através da pregação de Sua palavra. Ele faz isto ajudando-nos a considerar os custos para que não haja uma ingenuidade romântica sobre missões. E Ele faz isto enchendo-nos com um anseio por conhecer essas bençãos plenamente.


Para muitos de vocês, Deus tem feito isso por algum tempo, e esta mensagem é um sinal para o que já foi feito. Para outros de vocês , esta mensagem tem despertado um novo senso de chamado, e você realmente acredita que Deus está te movendo a ir. Que o Senhor confirme a obra d’Ele em sua vida.



| Notas:

| 1. Originalmente o autor cita a igreja que pastoreia: Bethlehem Baptist Church.

| 2. Tradução livre.

| 3. Não adotamos o sistema escatológico defendido pelo autor.


—————————————

Tradução de Sara McHertt

Texto original disponível aqui.

Tags:
No tags yet.
bottom of page