top of page

A Bondade de Deus vs. Nossa Gratidão


Possivelmente você já teve a triste experiência de conhecer alguém mal agradecido - sempre abençoado de todos os lados, mas nunca com um comportamento grato. Isso é pesaroso. Nesta situação nos perguntamos se a pessoa não percebe a graça que a envolve ou se é apenas uma rebelde. Entretanto, ambos são pecados, tanto a ignorância quanto a obstinação!


Então tiramos os nossos olhos do cisco alheio, os voltamos para nós mesmos e nos deparamos com a nossa situação miserável. Mal agradecido!? Sim! Isso é o que somos quando nossos olhos individualistas se voltam aos nossos próprios interesses, quando não vemos nada ao nosso redor, além dos nossos desejos terrenos não satisfeitos.


Éramos acúmulos de pecado; desgraçados e condenados justamente a sofrer eternamente, e agora somos salvos da eterna condenação, recebemos o maior tesouro do mundo e o dom da vida eterna - Tt 3:7 - porém quando nossas necessidades materiais não são supridas cogitamos a possibilidade de sermos ingratos diante da soberania divina. Dessa forma é que devemos reagir a graça e dignidade de Deus? Ora, nada pode ser mais óbvio e natural do que responder com gratidão à toda bondade que nos foi concedida.


Com todas as letras - somos culpados! Estávamos definitivamente sentenciados, porém "em amor Ele nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da Sua vontade" - Ef 1:5. Quanta graça e amor tem sido derramado sobre nós? Deveríamos estar "dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo" - Ef 5:20. Afinal o que seria de nós aparte da ação irresistível do Espírito Santo?


​Não importa se os dias são ensolarados, a saúde está perfeita e pessoas queridas estão ao nosso redor - quando a vida parece um mar de rosas; nem mesmo dias escuros, quando nos sentimos fracos e impotentes, quando aqueles que amamos se vão e nossos sonhos começam a ruir perante nossos olhos - dias onde parece não haver esperança para continuar.


Não importa, pois em ambos Ele continua sendo digno de toda a devoção e gratidão e assim continuará sendo, independente de como nos sentimos. De maneira gloriosa, majestosa e soberana o nosso Deus continua reinando sobre tudo e todos. Tudo o que existe, absolutamente tudo, está sobre o Seu controle, nada pode mudá-lo ou constrangê-lo.


Aonde estão aqueles de quem se pode dizer: "Nunca o vi murmurar! Está sempre grato e bendizendo a Jesus Cristo por Seu grande amor?" Pode ser que não conheçamos ninguém que viva dessa forma, ou o que é ainda mais triste - não o encontramos quando olhamos no espelho.


Então o que precisamos é nos arrepender e render-nos em gratidão Aquele que amorosamente dá-nos o ar todas as manhãs e "que de dia em dia nos carrega de benefícios; o Deus que é a nossa salvação" - Sl 68:19. Quão abençoada é a alma que tem o Senhor como motivo de alegria e de esperança todos os dias. Como é encorajador lembrar todas as manhãs que os propósitos do Senhor são mais elevados do que nossa limitada visão, do que nossos sentimentos instáveis e nosso egoísmo desenfreado. Como é bom saber que Aquele que governa tudo em todos os tempos, governa também nossos corações e destinos.


Independente das circunstâncias, da aprovação dos homens ou de qualquer outro fator - Ele é bom. A definição dos homens não O limita nem O altera, Deus é o único bom - Mc 10:18. Seus atributos não estão isolados, mas são um conjunto perfeito, que demonstra a beleza do Seu caráter. Sua bondade não é apenas boa, mas também santa, justa, amorosa e eterna.


O único Deus verdadeiro, o Deus da Bíblia, é Bom. Bom por definição. Ao contemplar tão esplêndida natureza sabemos que nunca responderemos adequadamente ao Senhor, afinal o que poderíamos dar à Ele, que Ele já não tenha - Sl 116:12?


Acheguemos-nos pois a Ele, reconhecendo Sua supremacia e Senhorio, e com toda nossa gratidão, com nossos joelhos dobrados, coração humilde e um espírito quebrantado para "confiar na Sua benignidade; e na Sua salvação alegrar nosso coração. "[Para] cantar ao SENHOR, pois tem nos feito muito bem" - Sl13:5-6.

Tags:
No tags yet.
bottom of page